quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UE investigará Google em ação antitruste

A União Européia não está só de olho em empresas dominantes no mundo do software, como a Microsoft. As que têm monopólio em outras áreas também podem ser investigadas por suspeitas de dificultar as coisas para a concorrência. É o caso do gigante de buscas Google.
A Comissão Européia iniciou uma investigação antitruste depois de inúmeras reclamações de empresas de pesquisa e comparação de preços, como Foundem, Ciao e o motor de buscas relativas à justiça ejustice.fr. Essas empresas acusam o Google de manipular os resultados de pesquisa orgânica para mostrar os resultados que mais lhe interessam, incluindo seus próprios serviços. Com isso os resultados das empresas que reclamam acabam ficando em posições inferiores no buscador.
O Google negou as alegações mas disse que irá trabalhar junto com a comissão para analisar as reclamações e tentar ver o que pode fazer.
Os sites afetados reclamam que foram rebaixados de posição no Google porque, de certa forma, são concorrentes dele. Do outro lado, o Google diz que tenta fornecer os resultados mais relevantes para seus usuários.
O caso não é novo, apareceu no começo do ano mas ressurgiu na imprensa mundial, indicando que a investigação será pra valer - agora ela é formal.
Pode ser que o pessoal dos sites que reclamam não tenha feito um trabalho em SEO legal, ou tenham sido rebaixados pela falta de relevância que uma página de buscas traz ao buscador - é chato fazer uma pesquisa no Google e cair numa página de resultados de pesquisa de um outro site, muitas vezes sem informações relevantes ao termo procurado. Bom, de qualquer forma, investigar isso ficará por conta da União Européia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger