sábado, 8 de janeiro de 2011

O que é o novo Bluetooth (BLE)?

Escute isso: 2011 será o ano do Bluetooth. Melhor dizendo, o outro ano do Bluetooth, já que o primeiro foi, tipo, 1995. De qualquer maneira, eis aqui o motivo pelo qual você deveria se importar com o Bluetooth de novo: chama-se BLE.

BLE é uma nova versão do Bluetooth…

Anunciado há mais de dois anos e finalmente codificado como parte das especificações oficiais do Bluetooth 4.0 há apenas alguns meses, o BLE ou Bluetooth Low Energy, funciona quase da mesma maneira que o Bluetooth antigo, no sentido que é um sistema simples para fazer conexões wireless em distâncias curtas. Apesar disso, ele é diferente em alguns aspectos extremamente importantes.


…que usa apenas uma pequena fração da energia que seu irmão mais velho usava…

As especificações do BLE são um pouco decepcionantes a principio. Ele é um pouco mais lento que o Bluetooth tradicional, a ponto de conexão de voz e de outros tipos de áudio não serem mais possíveis. Mas, para compensar:
Chips single mode do Bluetooth Low Energy consomem menos energia do que chips dual mode e são otimizados para funcionar alimentados por uma bateria tipo moeda por um ano ou mais.
Eu normalmente desligo o Bluetooth no meu celular e laptop porque ele drena uma quantidade considerável de energia. Com o BLE eu não precisaria fazer isso.


…e requer um novo hardware…

Há duas opções de hardware para o BLE: single mode e dual mode. O hardware dual mode é um híbrido do tradicional com o BLE e pode operar tanto no modo de alto consumo de energia, quanto no de baixo consumo de energia. (No caso de um celular, um para funções típicas de Bluetooth, como streaming de áudio, e outro para coisas como conectar um monitor de batimentos cardíacos, ou enviar mensagens de texto para um relógio ou tablet.)
O hardware single mode só conecta com outros dispositivos BLE, mas praticamente não gasta energia.


…como este.



O relógio é um dos primeiros dispositivos BLE single mode, e tem um conceito impressionante:
O protótipo da Casio ainda sem nome une as suas funções de alarme com o seu telefone, mostra alertas de e-mails recebidos, e sincroniza com o telefone para ajustar o horário. E o seu novo sistema BLE promete uma autonomia de bateria de dois anos.
A tecnologia também será usada em aparelhos de condicionamento físico e equipamentos médicos, apesar disso o Bluetooth Special Interest Group espera que ele seja usado também em celulares e laptops, já que incluir o BLE em novos aparelhos com o Bluetooth tradicional não é difícil, nem caro.
Espere para que ele comece discretamente a aparecer em seu próximo telefone, laptop ou tablet. Ou relógio. Ou controle remoto! Praticamente qualquer coisa na verdade.





fonte : www.gizmodo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger